sábado, 7 de junho de 2014

Apresentado o encontro de oração pela paz na Terra Santa – P. Lombardi e P. Pizzaballa

2014-06-07 Rádio Vaticana

Foi apresentado na manhã desta sexta-feira na Sala de Imprensa da Santa Sé o encontro de oração pela paz do próximo domingo, que reunirá o Papa Francisco, o presidente palestiniano Mahmoud Abbas e o presidente israelita Shimon Perez. O objetivo do briefing foi apresentar detalhadamente este acontecimento absolutamente inédito. Presentes o P. Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé e o P. Pierbatista Pizzaballa, Custódio da Terra Santa.O evento será no final da tarde de domingo nos Jardins Vaticanos. Os presidentes serão recebidos na Casa Santa Marta pelo Santo Padre onde também estará presente o Patriarca Ecuménico Bartolomeu I. Presente também o Custódio da Terra Santa Padre Pierbattista Pizzaballa que, neste encontro com os jornalistas, afirmou não se tratar de um encontro inter-religioso mas de um encontro de invocação a Deus pelo dom da paz:
“É um momento de invocação, de oração mas sobretudo de invocação a Deus pelo dom da paz. É uma pausa no que diz respeito à política: o Santo Padre não quer entrar em questões políticas do conflito israelo-palestiniano, convidando também os políticos a fazerem também eles uma pausa para olhar para o alto e depois do alto também olhar a realidade da Terra Santa.”
“Não é um encontro de oração inter-religiosa. É um encontro de invocação da paz dos povos palestinianos e israelitas que são compostos por hebreus, cristãos, muçulmanos.”
O local do encontro será um relvado triangular entre a Casina Pio IV e os Museus Vaticanos orientado para a Cúpula de São Pedro. O Papa Francisco, o Patriarca Bartolomeu e os dois Presidentes ficarão no vértice deste triângulo, enquanto num dos lados estarão dispostas as delegações, os cantores e os músicos. A imprensa ficará no lado oposto, no lado aberto para os Museus.
Inicialmente haverá uma abertura musical e um breve comentário, em inglês, que explicará o desenvolvimento do evento, seguido por três momentos que se desenvolverão na ordem cronológica das três religiões, isto é, o primeiro é o momento do judaísmo, depois o do cristianismo e de seguida o do Islão. O momento judaico terá textos em hebraico; o momento cristão textos em inglês, italiano e árabe e o momento muçulmano textos em árabe.Este evento observará o seguinte esquema: um momento de agradecimento e louvor a Deus pela Criação; um momento de pedido de perdão, seguido por um momento de invocação pela paz. Estes momentos serão intercalados por interlúdios musicais.
Após estes três momentos - que são a parte substancial da invocação pela paz -, haverá uma breve leitura em inglês que introduz o último momento que serão os discursos do Papa Francisco, do Presidente Perez e do Presidente Abbas. Depois haverá um gesto de paz – provavelmente um aperto de mão – e será plantada uma oliveira. No briefing desta sexta-feira com os jornalistas o P. Lombardi recordou as palavras do Papa Francisco pronunciadas na Terra Santa aquando do convite aos presidentes palestiniano e israelita:
“Todos desejamos a paz. Tantas pessoas constroem-na cada dia com pequenos gestos. Muitos sofrem e suportam pacientemente o esforço de tantas tentativas para construí-la e todos – especialmente aqueles que são postos ao serviço dos seus próprios povos – temos o dever de fazermo-nos instrumentos e construtores de paz, antes de mais na oração. Construir a paz é difícil, mas viver sem paz é um tormento. Todos os homens e mulheres desta terra e do mundo pedem-nos de levar perante Deus a sua ardente aspiração à paz.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário